"JavaScript"
"JavaScript é uma linguagem de programação criada pela Netscape em 1995, que a princípio se chamava LiveScript, para atender, principalmente, as seguintes necessidades:
- Validação de formulários no lado cliente (programa navegador);
- Interação com a página.
Assim, foi feita como uma linguagem de script. Javascript tem sintaxe semelhante à do Java, mas é totalmente diferente no conceito e no uso.
- Oferece tipagem dinâmica - tipos de variáveis não são definidos;
- É interpretada, ao invés de compilada;
- Possui ótimas ferramentas padrão para listagens (como as linguagens de script, de modo geral);
- Oferece bom suporte a expressões regulares (característica também comum a linguagens de script).
Sua união com o CSS é conhecida como DHTML. Usando o Javascript, é possível modificar dinamicamente os estilos dos elementos da página em HTML.
Dada sua enorme versatilidade e utilidade ao lidar com ambientes em árvore (como um documento HTML), foi criado a partir desta linguagem um padrão ECMA, o ECMA-262, também conhecido como ECMAScript. Este padrão é seguido, por exemplo, pela linguagem ActionScript da Adobe(Antigamente Macromedia, porém a empresa foi vendida à Adobe).
Além de uso em navegadores processando páginas HTML dinâmicas, o JavaScript é hoje usado também na construção do navegador Mozilla, o qual oferece para a criação de sistemas GUI todo um conjunto de ferramentas (em sua versão normal como navegador, sem a necessidade de nenhum software adicional), que incluem (e não apenas) um interpretador de Javascript, um comunicador Javascript <-> C++ e um interpretador de XUL, linguagem criada para definir a interface gráfica de aplicações.
O uso de JavaScript em páginas XHTML, pelo padrão W3C, deve ser informado ao navegador da seguinte forma:
Caso contrário, o navegador irá interpretar o script como sendo código HTML, escrevendo-o na página.
Índice |
Scripts simples
alert("cuidado");
// mostra um 'alert' de Yes ou No
if(confirm("Escolha Yes Ou No para ver a mensagem correspondente?"))
{
alert("Mensagem 01"); // mostra um alerta para resposta OK
}
else
{
alert("Mensagem 02"); // mostra um alerta para resposta Cancelar
}
// escreve na barra de status do navegador
window.defaultStatus="Mensagem que será mostrada";
Comentários
Em Javascript, podemos utilizar comentários de duas formas
- Comentários de única linha;
- Comentários de múltiplas linhas.
Exemplos de comentários:
Funções
Criando uma função simples:
function nome_da_funcao() { //nome_da_funcao deve ser substituído pelo nome da função que será colocada
window.alert('Função terminada'); // alerta que será exibido quando a função for executada
}
Outra função simples:
function nome_da_funcao(atributos)
//nome_da_funcao deve ser
//substituído pelo nome da função que será colocada
{
// pedido de confirmação com os botões OK e Cancelar
confirm("Função terminada");
}
function nome_da_funcao(atributos) //nome_da_funcao deve ser
// substituído pelo nome da função que será colocada
{
if(confirm("Função terminada")){ // pedido de confirmação com os botões OK e Cancelar
alert("ok pressionado")} else {//aparece se apertar ok
alert("cancelar pressionado")} //aparece se apertar cancelar
}
// constructor function
function MyObject(attributeA, attributeB) {
this.attributeA = attributeA
this.attributeB = attributeB
}
// cria um Objeto chamado obj
obj = new MyObject('red', 1000);
// acessa um atributo do obj
alert(obj.attributeA);
// accessa um atributo com notação de array associativo
alert(obj["attributeA"]);
// adiciona um novo atributo
obj.attributeC = new Date();
// remove um atributo do obj
delete obj.attributeB;
// remove o Objeto inteiro
delete obj;
function Derive()
{
this.Override = function() {
alert("Derive::Override()");
}
}
Derive.prototype = new Base();
d = new Derive();
d.Override();
d.BaseFunction();
d.__proto__.Override(); // somente mozilla
//resultará na exposição:
Derive::Override()
Base::BaseFunction()
Base::Override() // somente mozilla
Hierarquia do objeto
function red() {
this.sayRed = function () {
alert ('red wine')
}
}
function blue() {
this.sayBlue = function () {
alert('blue sky')
}
this.someName = black // inherits black.someName()
// inherits black
}
function black () {
this.sayBlack = function () {
alert('black night')
}
}
function anyColour() {
this.anotherName = red // inherits red
this.anotherName() // inherits red
this.sayPink = function()
{
alert('"Any Colour You Like" is a song of Pink Floyd')
}
this.anotherName = blue // inherits blue ( + black )
this.anotherName() // inherits blue ( + black )
this.anotherName = 'released 1973' // now it's a string - just for fun
}
function alert()
{
alert('Hello World');
}
var hugo = new anyColour()
hugo.sayRed()
hugo.sayBlue()
hugo.sayBlack()
hugo.sayPink()
alert(hugo.anotherName)
Exemplos práticos
Pop-up não bloqueável
onload="javascript: abrir()">
"popup">
Esse é um exemplo de popup utilizando DIV. Dessa maneira esse
pop-up não será bloqueado.
"javascript: fechar();">[X]</a>small>
"javascript: abrir();">Abrir POPUP
"javascript: fechar();">Fechar POPUP
Explicando a parte lógica: ao clicar no link abrir' dispara a função abrir, que por sua vez muda o display (css, no caso none) para block, ou seja de não visível para visível, o botão Fechar volta para o display anterior.
No Css position: absolute; Diz que sua posição é absoluta, ou seja, não tem referencia de nenhum objeto top: 30%; left: 30%; Logo ordena onde vai se posicionado
Ligações externas
- About JavaScript (em inglês)
- Core JavaScript 1.5 Guide (em inglês)
- Standard ECMA-262 (em inglês)
- Core JavaScript 1.5 Guide:Class-Based vs. Prototype-Based Languages (em inglês)
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